Dermatologia - Clínica Luciana Godoi

Dermatologia

Acne
A acne é uma doença caracterizada por cravos, espinhas e cistos que geralmente aparecem na face, no tórax e no dorso. Há uma predisposição genética, portanto em famílias cujos pais tiveram acne, existe uma maior chance de os filhos apresentarem a doença. Existe também uma forte influência dos hormônios, por isso costuma surgir na adolescência, e também acomete pessoas com um desequilíbrio hormonal.

Costuma durar vários anos e durante a sua fase ativa afeta a auto-estima do indivíduo acometido. Além disso, pode evoluir com cicatrizes, que são de difícil tratamento.

Assim, o tratamento deve ser instituído o mais precocemente possível, e pode ser feito com medicações de uso local ou oral. No consultório, é possível também a realização de peelings para melhora do quadro.

Nos casos em que o paciente já apresenta cicatrizes, após controlarmos o surgimento de novas lesões, podemos tratar as cicatrizes com Laser Fracionado.
Alergias / Urticárias
Os indivíduos podem desenvolver alergias e urticárias a determinados alimentos ou medicamentos. O processo alérgico apesar de bastante estudado ainda não é totalmente compreendido. Porém é preciso investigar a causa da alergia e tratá-la para haver um controle do quadro.
Calvíce / Queda de Cabelo
A calvície ou queda de cabelo pode ter diversas causas. Entre as principais estão:
1) Alopécia Androgenética:
Quadro que se caracteriza pela queda de cabelo com predisposição familiar e também pela influência hormonal. É mais freqüente nos homens do que nas mulheres. O ideal é que seja tratada logo no início para evitar a perda irreparável dos folículos pilosos. O tratamento pode ser feito com medicações de uso local e/ou medicações de uso oral.
Nos casos muito avançados, pode-se optar por um transplante capilar.

2) Eflúvio
O eflúvio é uma queda temporária dos cabelos que pode ser desencadeado por diferentes razões: anemia, dietas muito restritivas, pós-parto, pós cirurgias, pós febre, devido a alterações na glândula tireóide e pelo uso de alguns medicamentos.
É preciso investigar a causa e tratá-la de maneira adequada para interromper o processo.

3) Alopecia Areata (“Pelada”)
Queda total dos cabelos em uma área do couro cabeludo, ou do corpo (sombracelhas, barba, etc). Não se sabe a causa ao certo, mas existem algumas influências do estado emocional (stress).
Câncer de Pele
Os tipos mais comuns de câncer de pele são: Carcinoma Basocelular, Carcinoma Espinocelular e Melanoma. Cada um exige um tratamento específico (Cirurgia, Terapia Fotodinâmica) que deve ser indicado pelo médico dermatologista.
Cicatriz
Quando se quer melhorar o aspecto e a textura de uma cicatriz é necessário provocar um estímulo de colágeno na pele. Para isso utiliza-se: Laser Fracionado.
Dermatite
As dermatites ou eczemas compreendem as mais variadas inflamações da pele. As mais comuns são: Dermatite Seborréica (Seborréia), Dermatite Atópica, Dermatite de Contato. Em geral apresentam-se com vermelhidão e coceira na pele. Em uma consulta dermatológica poderá ser feito o diagnóstico e o assim dar seguimento com o tratamento adequado para cada uma.
Foliculite / Pelo Encravado
A Foliculite ou Pelo Encravado, é a contaminação dos folículos pilosos (pelos) por bactérias. Pode ocorrer após raspagem dos pelos ou depilação com cera. Nos homens é mais freqüente na área da barba e nas mulheres na região da virilha, mas pode ocorrer em qualquer área do corpo que tenha pelos. Provoca “bolinhas avermelhadas”, às vezes contendo pus e pode ocasionalmente formar nódulos.

Deve ser tratada com medicamentos locais ou sistêmicos e a Depilação a Laser é bastante efetiva na resolução da maioria dos casos.
Herpes
A doença causada pelo vírus Herpes é muito comum. A grande maioria da população é portadora desse vírus, e normalmente o adquire na infância. A partir daí o vírus fica latente (“adormecido”) dentro do organismo.

Quando algum fator que diminui a resistência do corpo acontece (exposição ao sol, gripes e resfriados, stress, etc) o vírus pode se manifestar e surge o quadro de Herpes.

O diagnóstico e tratamento deve ser instituído pelo médico dermatologista.
Manchas na Pele
As manchas na pele podem ser causadas pelo sol, após inflamações, devido a alterações hormonais (manchas da gravidez – melasma), dentre outras.

O tratamento depende do tipo de mancha e do tipo de pele do paciente. As opções mais utilizadas são: Peelings Químicos, Luz Intensa Pulsada e Laser Fracionado.
Micose
As micoses são infecções causadas por fungos. Fungos são microorganismos oportunistas que se desenvolvem na pele, nas unhas ou nos cabelos. Surgem com a umidade, quando há uma diminuição da resistência do organismo e/ou quando há o contato com algo contaminado (solo, animal, ser humano). Não melhoram espontaneamente e devem ser tratadas com medicações de uso local ou oral.
Pintas / Nevos
Grande parte da população apresenta “pintas” (nevos) que começam a aparecer na infância, e tendem a aumentar com o passar dos anos. As pintas devem ser avaliadas anualmente por um dermatologista, pois qualquer modificação nas suas características pode indicar uma transformação para um câncer de pele.

Portanto um exame completo de toda pele e avaliação dos nevos faz parte do “check-up” preventivo anual.
Psoríase
A psoríase é uma doença crônica cuja causa ainda não foi totalmente descoberta. Sabe-se que é mais freqüente nas famílias onde outras pessoas apresentam a doença, piora com stress e têm um caráter auto-imune. Existem diversos tipos de psoríase, e o quadro pode ser mais localizado ou atingir várias áreas do corpo.

A evolução também é variável, algumas pessoas apresentam um único episódio na infância e outras acabam tendo que conviver com o quadro durante toda a vida.

O tratamento será instituído de acordo com a forma e extensão do quadro clínico.
Queratose Actínica
As queratoses actínicas surgem na pele que foi muito exposta ao sol ao longo dos anos, geralmente em pessoas mais claras. Devem ser tratadas, pois são consideradas lesões pré-malignas, ou seja, existe um risco de se transformarem em câncer de pele.
Remoção de Lesões Pigmentadas
Podemos remover manchas solares e sardas através do uso de diversos equipamentos de Laser Fracionado, Laser NdYag e Luz Intensa Pulsada.
Sardas
Sardas são manchas que ocorrem na pele de pessoas claras, com cabelos ruivos ou loiros e olhos azuis ou verdes. O sol é o principal causador desse tipo de mancha. O tratamento pode ser feito com cremes clareadores, Peelings Químicos e Luz Intensa Pulsada.
Unha Encravada
Quando a unha não cresce da maneira adequada pode inflamar e infeccionar a cutícula que a envolve formando o quadro popularmente conhecido como “unha encravada”. Há inchaço, vermelhidão, dor e muitas vezes saída de pus. Conforme a intensidade do quadro o tratamento pode ser feito com medicamentos locais, medicamentos de uso oral e até cirúrgico.
Verrugas
As verrugas são infecções causadas por vírus. Podem surgir em qualquer idade e em qualquer parte do corpo. Pioram quando a resistência do organismo está baixa. Apresentam-se como lesões ásperas e duras e quando surgem nas plantas dos pés são conhecidas popularmente como “olho de peixe”. O tratamento que depende do tipo de verruga, e da localização da mesma, deve ser feito a fim de impedir uma disseminação das lesões.
Vitiligo
O vitiligo é uma doença que provoca manchas brancas na pele. A sua causa não é 100% conhecida, mas sabe-se que está relacionado com stress emocional e com algumas doenças auto-imunes. Pode ser localizado, ou atingir diversas áreas do corpo. O tratamento deve associar medicamentos de uso local, uso oral e fototerapia com radiação ultravioleta.