Entrevista concedida a revista Ana Maria em 16/07/2009 - Clínica Luciana Godoi

Entrevista concedida a revista Ana Maria em 16/07/2009

Matéria da Dra. Luciana Godoi publicada no Jornal Nippak em 20/02/2009
17 de agosto de 2015
Artigo Revista Viver Nutrilite
17 de agosto de 2015

1. Quais os cuidados devemos ter para termos as unhas saudáveis?

Para que as nossas unhas fiquem saudáveis devemos ter :
– uma alimentação balanceada, pois a falta de alguns nutrientes pode deixá-las quebradiças.
– evitar a umidade, pois isso propicia o aparecimento das micoses.
– quando for à manicure utilizar material esterilizado e de preferência que seja de uso pessoal a fim de evitar a possível transmissão de doenças.
– ter uma saúde geral boa, pois algumas doenças podem se manifestar através de alterações ungueais

2. Devemos tirar cutícula?

O ideal seria não retirarmos a cutícula, pois ela serve como proteção para a unha e impede a infecção por fungos e ou bactérias.
Entretanto, culturamente as mulheres do nosso país a tiram por motivos estéticos. Nesses casos então o ideal é que durante a retirada da cutícula não haja traumas (sangramentos, dor, etc) e de preferência que cada indivíduo tenha o seu material de uso pessoal (alicate, lixa, palito, etc).

3. Devemos passar cremes? Quais? (à base de que?)

Os cremes podem e devem ser utilizados para combater o ressecamento das unhas. Eles podem conter princípios ativos hidratantes tais como uréia, lactato de amônio e d-pantenol e também substâncias que formem uma película protetora na pele e na unha (silicone)

4. É bom usar luvas nas tarefas domésticas?

Sim. As tarefas domésticas, em geral, envolvem o uso de água e produtos de limpeza (detergentes, alvejantes, removedores, etc). Os produtos são bastante irritantes para a pele e podem desencadear alergias, além disto podem provocar um ressecamento das unhas o que as torna quebradiças. A água gera uma umidade constante nas unhas e isso pode favorecer o aparecimento de micoses.

5. Como evitar as sujeiras embaixo das unhas? (podemos tirar com palito?)

Para evitar a sujeira embaixo das unhas devemos cortá-las curto e ao lavar as mãos utilizar uma escova apropriada para higiene das unhas. O palito não deve ser utilizado pois pode traumatizar o leito ungueal

6. Como evitar que as unhas encravem? (como devemos cortá-las?)

Para evitar o encravamento das unhas é imprescindível cortá-las no formato quadrado, pois quando cortamos os cantos da unha a chance de encravar durante o crescimento das mesmos é maior.

7. Usar esmalte faz mal?

Não. Usar esmaltes não provoca nenhum dano à unha ou ao indivíduo, a não ser que a pessoa seja alérgica ao mesmo. Nesses casos há um quadro de dermatite de contato por causa do esmalte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *