Matéria da Dra. Luciana Godoi publicada no Jornal Nippak em 20/02/2009 - Clínica Luciana Godoi

Matéria da Dra. Luciana Godoi publicada no Jornal Nippak em 20/02/2009

Entrevista concedida a revista Ana Maria em 16/07/2009
17 de agosto de 2015

Exposta diariamente ao sol, a pele pode sofrer danos tanto causados pelos raios UV quanto em relação à desidratação.

Como a exposição solar na época de Carnaval se intensifica a perda de líquidos aumenta,  é preciso se precaver.  “No verão,  os principais cuidados que devemos ter com a pele é beber água para hidratá-la e aplicar protetor solar”, explica a doutora e dermatologista Luciana Godoi.

Além disso,  o calor pode provocar oleosidade na pele.  No caso das orientais,  a atenção para a questão da oleosidade tem que ser ainda maior,  afinal,  o tipo da pele das japonesas já é naturalmente mais oleosa.  “Deve-se tomar cuidado com alguns cosméticos que podem provocar acne, pois nessa epoca a nossa pele tende a ficar mais oleosa,  e mais propensa ao surgimento de cravos e espinhas”,  ressalta Luciana.

Para evitar o acúmulo de oleosidade uma das dicas é lavar o rosto pelo menos duas vezes ao dia,  no periodo da manhã e pela noite.  Mas cuidado com o uso do sabonete.  A Dra. Luciana explica que o sabonete comum, usado para lavar as mãos,  não prejudica a pele,  entretanto, pode não ser o mais adequado.  “Uma pele oleosa ou mista necessita de um sabonete especifico que ajude a controlar a produção de sebo na pele,  e consequentemente,  melhorar a oleosidade.  Já uma pele seca irá ficar mais seca ainda com uso dos sabonetes comuns,  então,  o ideal e usar um sabonete que contenha principios ativos hidratantes para não ressecá-la”.

Para os homens a ato de lavar o rosto duas vezes ao dia também é valida  “Porém os produtos utilizados por eles devem ser específicos para cada um,  já que os homens em geral têm a pele mais oleosa. Além disso,  devem usar produtos que não irritem a pele após o ato de barbear-se”,  esclarece a dermatologista.

Maquiagem — Para quem não quer dispensar a maquiagem no carnaval e nem prejudicar a pele,  a doutora explica que desde que a maquiagem seja de boa qualidade e adequada para cada tipo de pele  (oleosa,  mista ou seca),  ela não é prejudicial.  “Mas é importantíssimo que a maquiagem seja retirada no final do dia com uma boa higiene da pele”, enfatiza.  Lembrando que a fim de facilitar para quem ainda não tem o hábito de passar protetor todos os dias, atualmente,  há cosméticos e maquiagens que já possuem filtro solar e que garantem assim,  a proteção da pele. Verifique na embalagem do produto o fator de proteção que ele possui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *