Matéria R7 Record – 1/4/2011

Matéria Site Mão Feita – 08/02/2011
17 de agosto de 2015
Matéria site Id Med / UOL – 19/07/201
17 de agosto de 2015

O R7 reuniu as maiores dúvidas e mitos sobre tratamentos de beleza e pediu que as dermatologistas Denise Steiner, Renata Sitonio Trigueiro e Luciana Godoi dessem a sua opinião sobre cada um deles.

Depilação com lâmina causa o engrossamento dos pelos?

Mito. O folículo piloso não sofre influência do método de depilação para alterar o engrossamento do pelo.

Depilar o buço pode causar o “bigode chinês”?

Mito. A cera não prejudica a pele e a frequência com que essa área é depilada não é suficiente para causar danos nas fibras de colágeno. Porém, tanto o uso da cera fria quanto o uso da cera quente pode causar manchas e machucar a região.

Esmalte escuro fortalece as unhas?

Mito. A genética é que define se a unha será forte ou fraca. Além disso, a espessura dela depende da alimentação, quantidade de vitaminas e outros nutrientes. O esmalte escuro é um produto superficial e não atinge a matriz da unha, que é onde ela se forma. Existem esmaltes próprios, com elementos fortalecedores em sua formulação.

Escolher a fase da Lua para cortar o cabelo faz com que os fios cresçam mais rápido ou engrossem?

Mito. Existe uma cultura popular sobre essa questão, mas não há nenhuma comprovação científica que justifique ou explique a relação da Lua com o crescimento do cabelo. O tempo do ciclo (crescimento e queda) do fio varia de pessoa para pessoa. Em alguns, pode durar dois anos, em outros, oito. O crescimento do cabelo é influenciado por questões como doença da tireoide, estresse, alimentação inadequada, entre outros.

Aplicar rodelas de pepino nos olhos diminui as olheiras?

Verdade. Porém, é preciso cuidado. Nem toda receita caseira, só porque utiliza verduras ou legumes, é sinônimo de segurança. O pepino tem em seu sumo uma substância adstringente, que pode dar uma pequena melhora no aspecto das olheiras. Mas nada definitivo. Neste caso é necessário orientação e acompanhamento médico.

Pasta de dente seca espinha?

Verdade. Mas é um caso complicado e não deve ser utilizado. Algumas pastas têm a propriedade de secar espinhas, mas depende da formulação de cada produto. Não é recomendado porque, além de ser prejudicial, pode causar entupimento na pele e até piorar o caso.

Lixar os pés faz com que eles engrossem?

Mito. A pele é estimulada por fatores mecânicos, como quando estamos de pé, recebendo o peso do corpo, ou quando se anda descalço, o que causa calosidades. O engrossamento aparece por causa desses fatores. O ideal é passar a lixa com suavidade e aplicar um creme hidratante depois.

Colocar pílulas de anticoncepcional no xampu faz o cabelo crescer mais rápido?

Mito. O contato desse hormônio no couro cabeludo é muito curto para ter qualquer ação. Não existe nenhuma comprovação científica de que essa mistura facilite o crescimento.

Retirar a cutícula faz com que ela cresça mais?

Verdade. Quando se retira a cutícula, também se gera uma agressão. Todas as agressões à pele causam engrossamento da região. A cutícula funciona da mesma maneira: quanto mais se retira com alicate, mais o organismo produzirá, porque entenderá que a área precisa de proteção.

A pele pode se acostumar com alguns produtos a ponto de eles perderem o efeito?

Verdade. Mas em termos. Alguns produtos precisam de alterações na fórmula e ajustes preciosos para cada etapa do tratamento. Esses ajustes são necessário para suprir diferentes necessidades.

Arrancar cabelos brancos faz nascer mais fios da mesma cor?

Mito. Não há explicação científica. O número de cabelos brancos é determinado geneticamente e não será um fio arrancado que causará o aumento ou aparecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *