Reportagem Jornal O Estado RJ – 24/11/2010

Jornal da Tarde – Revista 1/08/2010
17 de agosto de 2015
Jornal Zero Hora – 14/12/2010
17 de agosto de 2015

Mulheres que usam os cosméticos fora do prazo podem ter alergia e infecção bacteriana

Como qualquer outro cosmético, os itens de maquiagem têm uma data limite para o uso, mas, muitas vezes, a consumidora não verifica.

A mulher precisa estar atenta ao prazo de validade, observar a textura, a cor e o cheiro do produto, pois quando acontece uma irritabilidade na pele ou na área dos olhos, só é possível perceber depois de algum tempo de uso.

Segundo a dermatologista Luciana Godoi, os principais problemas causados pela maquiagem com validade vencida são as alergias (dermatite de contato) e a infecção na pele por contaminação bacteriana do produto. Mas a profissional informa que há tratamento. “No caso da dermatite, deve-se suspender o uso da substância que desencadeou a alergia imediatamente, e procurar um dermatologista, para que seja prescrita uma medicação anti-inflamatória. Já no caso de infecção, será prescrito um medicamento antibiótico que, dependendo da situação, poderá ser para uso local ou oral”, afirma.

A dermatite de contato atinge mulheres na faixa etária dos 20 aos 40 anos de idade, de acordo com a dermatologista, que ressalta ainda os riscos de compartilhar a maquiagem. “Compartilhar o cosmético pode levar à transmissão de algumas doenças, como herpes simples e conjuntivite”, alerta.

 

Maquiagem e cuidados com a pele

Existem maneiras adequadas de conservar maquiagem, cremes e perfumes, como também de higienizar os pincéis de boca, de olho e para a pele. “A maquiagem deve ser armazenada em local seco e fresco, longe da luz direta do sol. Os pincéis devem ser lavados com água morna e sabão neutro semanalmente ou quinzenalmente dependendo da frequencia do uso. Após a lavagem, deixar secar bem”, orienta Luciana.

Conforme recomendação da dermatologista, retirar a maquiagem antes de dormir é importante, pois, se a pessoa não limpar, haverá um entupimento dos poros, podendo ocorrer um aumento da oleosidade e o surgimento de cravos e espinhas. Além disso, pode favorecer a produção de radicais livres, que proporcionam um envelhecimento precoce da pele.

O ideal é usar um cosmético que já contenha filtro solar. A pele fica mais protegida contra danos provocados pelo sol a longo prazo, como as manchas e o envelhecimento precoce. Antes de comprar qualquer maquiagem, é essencial fazer uma pesquisa ou consultar um especialista. “É importante que a mulher se informe a respeito e verifique, por exemplo, informações de reclamações na internet. Se ainda houver dúvida, consulte um dermatologista para orientá-la ao produto mais adequado ao seu tipo de pele”, explica a médica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *